feminefisioterapia

Amamentação: Preparo das Mamas

Posted on: 29/03/2011

Você já deve ter ouvido falar em preparar as mamas durante a gestação.  Uma vez isso era recomendado através da manipulação da aréola e mamilo, bem como pela passagem da toalha sobre a mama para formar um ”calo” e prevenir as fissuras. No entanto, as últimas pesquisas referem que a preparação física das mamas para a lactação não tem se mostrado benéfica e assim, ela não tem sido recomendada na maioria dos serviços. Além disso, a manipulação excessiva pode estimular a contratilidade uterina.

Futuras mamães que apresentam mamilo plano ou invertido não precisam se preocupar! A intervenção logo após o nascimento do bebê é mais importante e efetiva do que a intervenção pré-natal.

Os chamados Exercícios de Hoffman consistem em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora. Traciona-se a pele da aréola, puxando-a para os lados e, depois, para cima e para baixo.

Pode-se realizar ainda a tração manual ou a tração com seringa.

O uso de formadores de mamilo também pode ajudar a prolongar o mamilo.

 

Dica!

Se você já tem uma fissura  instalada, não fique se preocupando em lavar excessivamente a aréola e o mamilo. Assim como a pele do rosto, o sabonete faz com que a pele do mamilo perda sua acidez proveniente da secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas que é responsável pela proteção natural da pele contra microorganismos. Além disso, passe o leite materno sobre a mama, você mesma sabe que ele tem muitas propriedades. A exposição das mamas ao sol, em horários adequados, é benéfica pela função bactericida da radiação ultravioleta. Em caso de não resolução das fissuras procure seu médico, ás vezes é necessária intervenção farmacológica.

Amamente!

A Organização Mundial de Saúde recomenda amamentação exclusiva por 4-6 meses e complementada até dois anos ou mais.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: