feminefisioterapia

Entenda o que significa o FPS do seu protetor solar

Posted on: 06/12/2011

Verão, férias, calor, piscina, praia… são coisas que nos levam até uma fármacia ou um mercado para comprar um protetor solar. É claro que o protetor solar deveria ser usado sempre, em todas as épocas no ano,  isso é indiscutível. No entanto, é nessas situações que as pessoas lembram-se que ele existe. Além de escolher a marca, comumente se cuida o número escrito no produto que indica o FPS.

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar. Ele indica quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem o risco de eritema, pode ser aumentado com o uso do protetor. Quanto maior o FPS maior será a proteção, ou seja, maior será o tempo que a pele ficará protegida frente à radiação UVB.  Lembrando que os raios UVA não são filtrados/bloqueados por protetores apenas com FPS, é necessário indicação de proteção UVA.

A definição do FPS é feita através de experimentos “in vivo”, em que se determina a Dose Mínima Eritematosa (dose mínima de UVB necessária para produzir a primeira reação eritematosa), sem levar em conta a proteção anti-UVA. Para calculá-lo é importante saber quanto tempo conseguimos permanecer ao sol, sem nenhum protetor solar, até aparecer na pele uma leve vermelhidão (eritema) e multiplicar o valor encontrado pelo FPS do produto. Por exemplo, se o tempo máximo de exposição ao sol, sem filtro solar, for de seis minutos e o fator de proteção solar do produto utilizado for quinze, o tempo máximo de exposição será de noventa minutos.

A reaplicação do produto não ampliará o tempo de permanência ao sol. Para um tempo maior deve-se utilizar um protetor solar com FPS superior. Portanto, a reaplicação deve ser feita sempre que houver remoção e deve-se respeitar ao tempo máximo de permanência ao sol que o produto permite. Alguns autores recomendam escolher um FPS de pelo menos 15, que proporcione forte proteção contra o desenvolvimento de câncer da pele.

CASTILHO, SOUSA e LEITE, 2010

DORIA et al, 2009

 FLOR, DAVOLOS e CORREA, 2007

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: