feminefisioterapia

Climatério

Posted on: 11/03/2011

É a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. É um período de intensas mudanças no organismo da mulher que, durante este período, ficam vulneráveis à deficiência de estrogênio.

O declínio acentuado dos níveis de estrogênio produz uma série de sintomas no organismo da mulher. Dentre eles: irregularidade menstrual, aparecimento ou agravamento de quadro de tensão pré-menstrual e cólica menstrual, palpitações, tonteira, cansaço, memória fraca, cefaléia, dores articulares, ansiedade, irritabilidade, insônia, depressão, pele ressecada, urgência miccional, incontinência urinária, cistite, osteoporose e aterosclerose. Além desses, a onda de calor ou “fogacho” também é um sintoma comum. Esses sintomas variam de um indivíduo para outro.

A fisioterapia tem como objetivo a melhora na qualidade de vida da mulher nesta fase, uma vez que atua na prevenção e tratamento da incontinência urinária, da osteoporose e das doenças cardiovasculares, na atenuação dos sintomas vasomotores e transtornos emocionais.

Fonte: Baracho, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: