feminefisioterapia

Exercícios na Gravidez

Posted on: 13/03/2011

Durante a gravidez ocorrem inúmeras alterações no corpo da gestante para adaptar-se ao desenvolvimento do bebê, e com isso incômodos ocorrem devido a maus hábitos posturais. A prática de exercícios físicos leves a moderados evita ganho de peso, reduz o estresse cardiovascular, estimula a boa postura, previne algias na região da coluna vertebral, o diabetes gestacional, melhora a imagem corporal e, conseqüentemente, o estado psicológico.  No entanto, é preciso ter cautela ao submeter-se à atividade física nesse período.

Deve-se ter cuidado com a intensidade dos exercícios. Uma intensidade é considerada normal ou confortável quando a pessoa exercitando-se é capaz de manter-se conversando sem nenhum problema, ou nenhum mal estar e os batimentos cardíacos não devem ultrapassar os 140 bpm. Alem disso, evitar a prática de exercícios quando tiver qualquer sintoma do tipo: dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais.

A duração dos exercícios não deverá ultrapassar 60 minutos e estes deverão ser acompanhados de exercícios respiratórios.

Evidentemente, pode haver contra-indicações, dentre elas estão: ruptura de membrana, desordens hipertensivas; incompetência cervical; risco de parto pretermo; crescimento fetal restrito; placenta prévia após 28 semanas; diabetes I incontrolado; desordem do sistema cardiovascular e respiratório; doença infecciosa aguda.

Atividades físicas mais recomendadas:

  • Caminhadas
  • Natação e hidroterapia
  • Exercícios do assoalho pélvico
  • Pilates para gestantes

Para a prática segura dos exercícios é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado e a realização de uma avaliação completa da gestante para verificar que tipo de exercício é melhor e se há alguma contra-indicação.

Baracho, 2007

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: