feminefisioterapia

Sua pele e o cuidado com o pH

Posted on: 18/03/2011

A escala pH varia de 0 a 14, onde o termo médio desta escala é 7, indica neutralidade, abaixo de 7, falamos em pH ácido e acima de 7, básico ou alcalino. Mas o que isso tem haver com a sua pele mesmo?

Sabe-se que o conjunto do sebo excretado pelas glândulas sebáceas e o suor excretado pelas glândulas sudoríparas irão determinar o pH da pele. Ele varia conforme a idade, sexo e o próprio indivíduo, assim como varia de acordo com cada região do corpo, podendo ser ácido ou básico (CUCÉ, 2001).

Para uma pele ser sadia e ter aparência estética agradável o ideal é o pH tender a acidez, entre 4,5 e 6. É muito importante preservar o manto ácido da pele que funciona como uma barreira em relação à penetração de microorganismos e fungos, que toleram mal a acidez (BARATA, 2002).

A superfície da pele é mais ácida que sua porção mais profunda que é mais alcalina. Peles oleosas também são mais ácidas, devido ao excesso de sebo em sua superfície. O envelhecimento também altera o pH da pele, que torna-se cada vez mais neutro e deixa a pele mais suscetível ao crescimento de bactérias devido à acidez reduzida.

0————————–7————————-14

OLEOSA                             SECA

      ÁCIDA                          ALCALINA

 

 

Então, como manter o pH normal da sua pele?

  • Remova o sebo!

O cosmético precisa vencer a proteção lipídica da sua pele, ou seja, o sebo. Logo, o primeiro passo é removê-lo com água e sabonetes que tem o pH alcalino, e portanto, emulsionam as gorduras da superfície, dispersando-as em água e facilitando a sua remoção.

  •  Hidrate!

Com a pele limpa as substâncias contidas no cosmético escolhido poderão então ser absorvidas na superfície da pele ou pelos poros até a derme. Verifique os cosméticos destinados para o seu tipo de pele. Geralmente eles possuem pH em torno de 5.0 e diferem na composição para peles secas, oleosas ou mistas.

2 Respostas to "Sua pele e o cuidado com o pH"

Não entendi muito bem a parte em que diz ” – Logo, o primeiro passo é removê-lo com água e sabonetes que tem o pH alcalino “.
A lógica não é usar um sabonete líquido com ph ácido ? Pois se as bactérias se proliferam em ph alcalino, temos que usar acidificar o meio para evitar essa proliferação.

Mayara Campos

Olá Mayara!
Inicialmente vamos falar a respeito do sebo excessivo e das sujeiras do ambiente. O sebo juntamente com o suor confere a pele uma acidez protetora contra a penetração de agentes irritativos, como dito no post. No entanto, quando em excesso, é nele que permanecem todos os resíduos de sujeira do ambiente (poluição, poeira), o que acaba por fazer o tamponamento dos poros e gerar alterações como a acne ou o simples desconforto de uma pele oleosa e suja. No caso das bactérias, o sebo, formador do manto hidrolipídico, seria uma barreira entre a pele e essas bactérias, protegendo-a da penetração desses agentes. Não que a proliferação de bactérias esteja relacionada com um pH. Partindo disso, do conhecimento que o sebo confere acidez e que quando em excesso é ruim para a pele, um sabonete deveria contrabalançar essa acidez excessiva e emulsionar a gordura para sua retirada posterior com água. Para realizar essa limpeza, normalmente o pH de um sabonete tende à alcalinidade. Alguns sabonetes realmente são ácidos, mas estes são utilizados quando se objetiva uma esfoliação química, como no caso de sabonetes de alfahidroxiácidos (AHAs). A higienização da pele acaba por deixá-la com pH básico sem a proteção do manto hidrilipídico (ácido), por isso que depois da higienização é realizada a tonificação e a hidratação.
Espero ter respondido a sua pergunta!
Qualquer dúvida entre em contato novamente!
Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: