feminefisioterapia

A pele do seu bebê também é especial!

Posted on: 21/03/2011

            O seu bebê é considerado neonato até o primeiro mês de vida. Nesse período, a pele é imatura.  O recém nascido ainda não desenvolveu o manto hidrolipídico, que é uma camada superficial de gordura que protege a pele contra a penetração de microorganismos, pois está iniciando com as funções de regulação de temperatura e barreira de infecções. Se o seu filho for pré-termo ele estará ainda mais suscetível ao aparecimento de lesões na pele e os cuidados com o calor, agentes irritantes e atritos mecânicos devem ser maiores.

            No manto hidrolipídico irá se desenvolver a flora bacteriana. Você irá perceber isso quando seu filho começar a perder aquele cheirinho tão gostoso de bebê. Esse processo de colonização pelas bactérias se inicia a partir das primeiras horas de vida. Esse fato é muitas vezes responsável pelos processos infecciosos nos bebês.

            As lesões cutâneas ocorrem devido à ausência desse manto hidrolipídico. Por isso, você pode cuidar dessas lesões higienizando-as através de sabonete bactericida e criando um manto hidrolipídico através de óleos. Cuide quando comprá-lo para não escolher os de origem mineral, opte pelos óleos vegetais.

            Tenha máximo cuidado com as substâncias tópicas, pois a pele do recém nascido tem a mesma relação de absorção percutânea que um adulto. Recém nascidos prematuros têm essa relação aumentada e nesses casos, o cuidado é redobrado. Conversar com o pediatra sempre é uma boa opção.

            Cuidado com exposição solar! O recém nascido tem baixo nível de melanina ativa, responsável pela proteção natural da pele contra os raios ultravioletas. Levar seu bebê passear nos horários corretos é importante, pois ele ainda é muito suscetível efeitos do sol.

            São informações simples, mas que podem ajudar você mamãe ou futura mamãe a cuidar da pele tão delicada dessa criaturinha tão peculiar que é o seu filho.

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: