feminefisioterapia

Cuide-se do Sol!

Posted on: 23/03/2011

          

             A luz solar nos traz inúmeros benefícios.  Ela é fundamental para a síntese de vitamina D na pele, para a geração de melanina, tem efeito bactericida e até atuação na diminuição da taxa de açúcar no sangue (GUIRRO e GUIRRO, 2004). No entanto, essa exposição deve ser controlada, pois a radiação ultravioleta é responsável pelo chamado envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento, caracterizado principalmente por pele seca, enrugada e com manchas. Sardas, manchas escuras ou despigmentações são sinais de alerta que você tomou sol demais e sem proteção, devido a um aumento reativo dos melanócitos. Além disso, sol em excesso é causa de câncer de pele.

            Portanto, cuide com a exposição ao sol e use sempre filtro solar. Essa é a única maneira de se proteger dos efeitos nocivos do sol sobre a sua pele.

           

Saiba escolher seu filtro solar!

 

            Fator de proteção solar – FPS

            A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Observe o FPS e quanto ele protege da radiação UVB:

  • FPS 15: 87% de proteção, indicado para quem busca um bronzeado e apresenta a pele menos clarinha.
  • FPS 30: 96% de proteção, o mais indicado, tanto para corporal quanto para facial.
  • FPS 64: 98% de proteção, indicado àquelas pessoas que passaram por processo de peelings ou têm a pele sensível.

             Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção.

 

              Proteção UVA e UVB

             A cobertura contra os raios UVA irá proteger você da penetração mais profunda dessa radiação. O UVA irá penetrar até a derme, por isso o filtro com proteção UVA previne o envelhecimento precoce originado da degeneração no tecido dérmico da pele. Pesquisas mostram que o UVA também é responsável por mutações no DNA precursoras de melanoma maligno. É constante durante o dia e ao longo do ano e é responsável pelo bronzeado dourado. Estudos referem que a maioria dos filtros solares não bloqueia o UVA tão efetivamente quanto o UVB, por isso atente para que o filtro tenha em sua composição óxido de zinco, avobenzona e mexoryl® para garantir a proteção contra o UVA. O dióxido de titânio provavelmente provê boa proteção, mas não cobre todo espectro do UVA.

            O UVB produz efeitos mais nocivos, é maior durante o verão e mais intenso entre as 10 e 16 horas. A proteção contra os raios UVB protege você do alcance mais superficial dessa radiação e previne a queimadura solar, alterações pigmentares e câncer de pele.

 

             Veículo

            Os bloqueadores, também chamados de protetores físicos, refletem a radiação, potencializando a proteção solar.

            Opte pelos filtros em creme ou gel-creme no caso de peles oleosas. Estes fornecem um filme mais uniforme e espesso sobre a pele que os em gel, que formam um filme não uniforme e são facilmente removidos pela água e pela transpiração.  Peles oleosas se beneficiam de formulações oil free.

 

             Ativos hidratantes

             Substâncias hidratantes agregadas ao seu protetor solar são benéficas aos cuidados com a pele. A vitamina E, por exemplo, é muito benéfica com ação antirradical-livre, protetora contra a fotossensibilidade, antiinflamatória e hipoalergênica, tem efeito umectante e traz benefícios contra as lesões provocadas pela radiação ultravioleta.

 

             Lembre-se! Não é porque o verão está acabando que o uso dos filtros deve ser esquecido. A radiação ultravioleta está presente mesmo em dias nublados e nas lâmpadas dentro de sua casa ou no trabalho. Ter esses cuidados além de trazer beleza é primordial para a sua saúde.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: