feminefisioterapia

Amamentação: o início

Posted on: 30/03/2011

Se você é mãe de primeira viagem o início da amamentação deve ser motivo de ansiedade. Saiba que quanto mais cedo você conseguir amamentar seu filho melhor! Se for na primeira hora após o parto, ótimo! Não se preocupe se seu filho não fazer a sucção antes de 45 minutos a 2 horas após o parto, isso é normal, mas dê importância para o contato pele a pele imediatamente após o parto. O contato precoce entre você e o seu bebê está associado com maior duração da amamentação, melhor interação mãe-bebê, melhor controle da temperatura do recém-nascido, níveis mais altos de glicose e menos choro. Além disso, a sucção precoce pode reduzir o risco de hemorragia na mãe e de icterícia no bebê.

O colostro é o primeiro leite que será sugado pelo seu bebê. Ele é um líquido ligeiramente amarelado e constitui o alimento mais perfeito para o recém-nascido, nos seus primeiros dias, pois contém nutrientes valiosos, cuja composição se torna facilmente assimilável pelo sistema digestivo ainda imaturo. Fornece grande quantidade de elementos imunizadores e apresenta efeito laxante para que o bebê elimine o mecônio, de consistência espessa e cor verde-escura, acumulado em seu intestino antes de nascer.

A “descida do leite” vai ocorrer poucos dias após o parto. Você irá perceber certa congestão nas suas mamas e sentirá turgência, dolorimento e hipertermia. A duração aproximada é de 48 horas, tempo necessário para se estabelecer o equilíbrio entre a quantidade de alimento e as necessidades do recém-nascido.

A própria sucção da mama pelo bebê é responsável pelo fluxo de leite. Quando a criança suga, a produção de leite é estimulada, ou seja, quanto mais a criança sugar, mais leite será produzido. Além disso, a quantidade e qualidade do leite dependem da disponibilidade do hormônio tireoideano, da insulina e do cortisol, junto com um aporte alimentar de princípios nutritivos e de líquidos.

Dê o peito ao sei bebê sob livre demanda. Um recém-nascido mama com freqüência e sem regularidade de horários. O tempo de permanência na mama em cada mamada também não deve ser estabelecido, o bebê deve esvaziar a mama, pois o leite do final da mamada contém mais calorias e sacia a criança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: