feminefisioterapia

Dor Pélvica Crônica

Posted on: 05/04/2011

A dor pélvica crônica (DPC) é caracterizada como uma dor localizada na região abdominal inferior que pode estender-se por toda a pelve. Apresenta caráter contínuo ou intermitente e frequentemente se intensifica no período menstrual ou na relação sexual.

Essas pacientes sofrem repercussões na sua qualidade de vida, pois a dor impõe limitações na realização das atividades diárias o que pode levar a desajustes no relacionamento familiar e social. Além disso, a vida conjugal dessas mulheres também é afetada, pois a maioria delas sente dor e/ou ausência de orgasmo (anorgasmia) nas relações sexuais.

Normalmente a DPC está associada a doenças ginecológicas, porém existem inúmeros fatores que podem desencadeá-la. Dentre as doenças que podem gerar sintomas de dor pélvica estão as de causas gastrointestinais (constipação, diverticulite, síndrome do colón irritável), as doenças do trato urinário baixo (cistite intersticial,uretrite crônica, dissinergia do detrussor), doenças ortopédicas (fibromialgia, síndrome do piriforme, hérnia de disco) e também doenças como depressão, somatização e disfunção psicosexual.

 

Fisioterapia e Dor Pélvica Crônica

A base da fisioterapia no manejo da dor pélvica está em produzir mudanças físicas na musculatura pélvica, centrando o trabalho na reeducação motora e sensitiva. Para isso utiliza-se recursos como massagens, exercícios terapêuticos, reeducação postural, tração manual e alongamento muscular.

Através da Fisioterapia objetiva-se a redução da sintomatologia dolorosa e assim a melhora da qualidade de vida dessas mulheres.

Moreno, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: