feminefisioterapia

Saúde do Homem

Posted on: 13/04/2011

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum no homem brasileiro. Segundo dados do INCA, as estimativas para o ano de 2010 são de 80,4 casos novos a cada 1000 homens no Rio Grande do Sul. A prostatectomia é o mais antigo e possivelmente o mais eficaz método de tratamento, porém causa complicações, como a incontinência urinária temporária ou persistente. Uma das maneiras de tratar esta complicação é através da fisioterapia e, quanto mais precocemente for iniciada, melhor será o resultado.

Entenda o porquê da incontinência:

A continência urinária é mantida pela ação de dois esfíncteres, um interno, involuntário, bem próximo à próstata e outro externo de contração voluntária. O esfíncter é como um portão, ele abre permitindo a passagem de urina e se fecha quando a micção termina. Na prostatectomia o esfíncter interno é retirado e a continência fica na dependência somente do esfíncter externo, que além do trauma cirúrgico, pode ser enfraquecido devido ao período de sondagem necessário após a cirurgia. Por essa razão, esses pacientes apresentam incontinência urinária. Espera-se que as perdas urinárias diminuam ou cessem com o passar do tempo, contudo isso não acontece em muitos casos.

Como a fisioterapia pode ajudar:

A Fisioterapia trabalha com exercícios para que os músculos pélvicos recuperem o nível de força normal, favorecendo o retorno do controle urinário, o aumento do intervalo entre as micções e conseqüentemente diminuição da freqüência urinária, diminuição do grau de incontinência e também maior satisfação dos pacientes.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: