feminefisioterapia

Data Provável do Parto

Posted on: 17/04/2011

A data provável do parto será, em média, 280 dias após o primeiro dia da última menstruação, ou seja, 40 semanas completas.

Mas por que 40 semanas e não 36, que corresponderiam aos nove meses de gestação? Porque duas semanas correspondem ao intervalo de tempo entre o início da menstruação e o período fértil; e mais duas semanas porque os meses não tem exatamente quatro semanas.

Outros métodos também são usados para calcular a provável data do parto:

  • aumento do volume uterino:  à medida que a gestação avança, o fundo uterino fica cada vez mais alto. Na primeira metade da gestação a mensuração do fundo do útero é um bom indicador para o cálculo da idade gestacional. Na segunda metade, as variações são maiores e os erros comuns;

  • ausculta fetal: o sonar-Doppler identifica o pulso fetal desde 10-12 semanas;
  • movimentos fetais: aproximadamente com 18 semanas de gravidez, as gestantes começam a perceber os movimentos fetais. Este é outro elemento clínico para o cálculo da idade, na ausência de informações sobe a última menstruação;
  • ultra-sonografica: como grande parte das gestantes não lembra exatamente quando foi a última menstruação, este exame permite estimar, com precisão a idade gestacional e a data provável do parto. No primeiro trimestre, a idade é avaliada através do comprimento cabeça-nádega do embrião. No segundo trimestre, a idade da gravidez é dada pela medida do diâmetro biparietal ou do comprimento do fêmur (da coxinha!)

São considerados bebê de termo aqueles que nascem entre 37 e 42 semanas de gestação . Bebês que nascem antes de 37 semanas são considerados  pré-termo (pré-maturos) e os que nascem com 42 semanas são pós-termo.

Fonte: Rezende e Montenegro, 2006.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: