feminefisioterapia

Pós-operatório Imediato de Câncer de Mama

Posted on: 24/04/2011

 Após a cirurgia de câncer de mama podem surgir alterações na amplitude de movimento do ombro do mesmo lado da cirurgia, diminuição da força muscular, linfedema e aderências. Essas alterações interferem negativamente na vida da mulher mastectomizada. Portanto, a fisioterapia é fundamental, por propiciar desde a recuperação funcional até a prevenção de complicações que são responsáveis pela dificuldade das pacientes em realizar as atividades de vida diária.

Nesta etapa do tratamento fisioterapêutico, geralmente está incluída a reeducação respiratória, movimentação dos membros superiores, massagens para prevenção de aderências, fibroses e linfedemas, caminhada com orientação postural, o posicionamento correto do braço, exercícios para a circulação, controle da dor e orientações para a realização de movimentos dos ombros e pescoço.

A mobilização do ombro, quando realizada precocemente, parece auxiliar no restabelecimento dos movimentos do braço e desperta na mulher o sentimento de independência, além de estimular sua percepção em relação à importância da qualidade de vida no processo de tratamento.

A fisioterapia atua sobre os trajetos dos vasos linfáticos, através da drenagem linfática, promovendo a reabsorção e a condução do acúmulo de líquido da área edemaciada, para as áreas normais, e incentivando o desenvolvimento das vias colaterais de drenagem, a fim de controlar a expansão a longo prazo.

A bandagem, ou enfaixamento compressivo, é utilizada para manter e incrementar os efeitos da drenagem linfática manual, aumentando o fluxo linfático e prevenindo um novo acúmulo de líquido após a drenagem.

O INCA disponibiliza algumas orientações às mastectomizadas neste site

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: