feminefisioterapia

Como retirar e estocar o leite materno?

Posted on: 04/05/2011

A ordenha se faz necessária para manter a mama esvaziada e para àquelas mães que já iniciaram as atividades profissionais e não querem deixar o seu filhote faminto. Confira neste post como realizá-la.

Antes da retirada do leite e mãe deve prender os cabelos, usar uma fralda ou pano limpo para proteger a boca e o nariz, lavar as mãos e antebraços com água e sabão e fazer a coleta em um lugar calmo e limpo.

  • Massagem nas mamas: a mama deve ser apoiada com a mão do lado a ser massageado, os dedos da outra mão massageiam a mama com movimentos circulares e firmes, no sentido aréola tórax, e depois ao contrário. Isto deve ser feito ao redor de toda a mama.
  • Retirada do leite: o polegar deve ser colocado por cima da mama na altura da aréola e os outros dedos por baixo, também na aréola. Comprime-se a mama levemente em direção ao tórax e também o polegar e o indicador. O movimento deve ser repetido de forma rítmica. Os primeiros jatos de leite deverão ser desprezados, pois podem conter maior número de bactérias.
  • Armazenamento: em frascos de vidro com tampa de plástico. Esses vidros devem ser bem lavados e fervidos por pelo menos 15 minutos. O leite ordenhado deve ser imediatamente congelado. O descongelamento é feito com banho-maria à temperatura máxima de 40º. O leite descongelado e não consumido pode ser mantido na geladeira por até 12 horas.

O vídeo abaixo ensina a ordenha correta através da orientação da enfermeira-chefe Celestina Bonzanini Grazziotin do Banco de Leite da Universidade Federal do Paraná em Curitiba.

“Nós ensinamos as mães a examinar suas mamas antes das mamadas, massagear toda a mama, delicadamente, com massagens circulares quando perceberem a presença de nodulações, pois o leite em estase na mama, geleifica, “engrossa” e faz-se necessária a aplicação de energia cinética (movimento) para facilitar a “liquidificação” novamente deste leite e assim possibilitar melhor drenagem. Evita-se com este cuidado o risco de ingurgitamento e mastite e por fim o desmame precoce. Massagear as mamas não tem contra indicação, desde que se faça com cuidado. É fisioterapia! É prevenção e cuidado com responsabilidade. Respeitar a sensibilidade da mãe sempre!!!!”

 Celestina Bonzanini Grazziotin 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: