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Orientações Para as Primeiras Seis Semanas Após o Parto Vaginal

Posted on: 17/05/2011

Já publicamos aqui as orientações para as 6 primeiras semanas após o parto cesariana. Agora listaremos os cuidados e orientações que devem ser tomados após o parto vaginal.

  • Logo após o parto, você poderá começar a sentir contrações no útero, que levará cerca de seis semanas para voltar ao normal. Essas contrações geralmente são mais intensas durante a amamentação. Isso ocorre devido à produção do hormônio ocitocina, provocada pela sucção do mamilo, que aumenta a contratilidade uterina.
  • Os exercícios iniciados no pós-parto até seis semanas após o parto vaginal são seguros desde que seu médico os aprove.
  • Os exercícios para o assoalho pélvico podem ser iniciados 24 horas após o parto.
  • Se você foi submetida à episiotomia ou sofreu uma ruptura do períneo, haverá pontos e alteração na sensibilidade do local. Consulte seu médico sobre o tratamento do tecido cicatricial.
  • Você se cansará facilmente, portanto, não exagere se for praticar exercícios sem orientação, uma vez que muitas das mudanças físicas decorrentes da gravidez ainda serão evidentes.
  • Suas articulações ainda estão frouxas e, portanto, potencialmente instáveis, mantenha seus movimentos lentos e controlados. Evite alongamentos excessivos.
  • Evite exercitar-se logo após as refeições.
  • Amamente seu bebê antes dos exercícios, para evitar o desconforto das mamas pesadas ou vazando.
  • Continue investindo em sutiãs de boa qualidade, com o máximo possível de sustentação. Procure alças largas para eliminar dores no pescoço, ombros e região lombar superior. Garanta que suas mamas sejam igualmente sustentadas, sem recortes ou pontos de fricção.
  • Manter a boa postura nesse momento de sua vida é fundamental. A postura incorreta lhe dará a aparência de mais idade e mais peso.
  • Caminhadas diárias ajudarão a eliminar os quilos a mais, melhorarão seu condicionamento cardiovascular e darão a você e ao seu bebê os benefícios psicológicos de estar ao ar livre.
  • Beba no mínimo oito copos de água por dia, ou mais se estiver se exercitando. Álcool e cafeína em excesso, desidratam e perturbam seus padrões de sono.
  • Continue tomando cuidado ao deitar-se e sentar-se quando estiver de pé e ao levantar-se novamente.
  • Se algo doer, pare. Este é o modo de seu corpo dizer que algo está errado.

Naturalmente as necessidades de seu bebê estarão em primeiro lugar e talvez você negligencie sua própria saúde. Uma boa recuperação significa uma mãe com mais energia e mais capacitada para lidar com as demandas do seu bebê.

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