feminefisioterapia

Pele Oleosa? Não lave excessivamente!

Posted on: 24/05/2011

As pessoas que têm pele oleosa sabem o quanto incomoda o excesso de sebo/gordura sobre a face principalmente. O rosto apresenta uma maior produção de sebo, pois, na face, as glândulas sebáceas (produtoras de sebo) são mais desenvolvidas. Por isso, a sensação de maior oleosidade é no rosto, que fica brilhoso e com aspecto de sujeira. Na tentativa de melhorar essa sensação, o indivíduo acaba por lavar o rosto várias vezes por dia, o que resulta em estímulo à produção de mais sebo, por um efeito rebote sobre as glândulas sebáceas.

Como explicado previamente em outro post, as glândulas sebáceas produzem o sebo, formando o manto hidrolipídico sobre a pele, que impede a penetração dos microorganismos e a desidratação das células vivas que estão logo abaixo.  O seu funcionamento é controlado principalmente pela ação de hormônios andrógenos, mas também é regulada pela própria quantidade de sebo presente, pela temperatura e pela idade.

Portanto, se você lava o rosto excessivamente, ocorre um efeito rebote sobre as glândulas sebáceas. O organismo detecta que está faltando sebo na superfície e consequentemente estimula as glândulas sebáceas a secretar mais sebo. Lavar duas ou três vezes por dia com sabonetes faciais adequados e água fria é o bastante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: