feminefisioterapia

Como ocorre a acne?

Posted on: 25/05/2011

Primeiro, veja como o sebo é excretado:

    

A pele apresenta como anexo o folículo pilossebáceo, composto pelo pelo, pela glândula sebácea e pelo músculo eretor do pelo. Na face os folículos apresentam pelos mais finos com glândulas sebáceas mais desenvolvidas, com exceção das regiões de barba no homem. A glândula sebácea produz o sebo e este chega a superfície através do folículo pilossebáceo que se abre sobre a face.

A quantidade de sebo depende da ação dos andrógenos na unidade pilossebácea, pois as glândulas sebáceas só possuem receptores para esse hormônio. O hormônio androgênico mais potente é a testosterona. Ela atua no crescimento e pigmentação dos pelos, na produção de ácidos graxos, no aumento de colágeno e na facilitação da formação de culturas de microorganismos cutâneos. Quando ocorre um aumento descontrolado desse hormônio, há o aparecimento da acne. Por isso, a forma mais freqüente de acne é caracterizada pela acne juvenil ou acne vulgar, que atinge adolescentes pela ação hormonal.

No sexo masculino ocorre uma maior incidência e com maior gravidade. A incidência é aumentada também nas pessoas de pele branca. A explicação para essa prevalência é o fato de que as pessoas de raça branca têm mais glândulas sebáceas que negros e homens apresentam uma secreção sebácea maior pela circulação de mais testosterona.

A Acne está relacionada diretamente com a pele oleosa, que apresenta uma produção de sebo em excesso.  Esse sebo ressecado se junta com a pele descamada e obstrui a abertura do folículo pilossebáceo impedindo a saída do sebo para a superfície. Isso dá origem aos comedões (cravos) abertos e fechados. Os comedões favorecem a proliferação de microorganismos, e as bactérias começam a se acumular nos poros cutâneos, provocando a inflamação característica da acne, as pápulo pústulas, conhecidas como espinhas.

Além disso, por razões desconhecidas, a pele começa a fazer uma hiperqueratinização, ou seja, a pele fica mais grosseira. Esse aumento de espessura se estende para o interior no folículo pilossebáceo, o que resulta em uma maior obstrução da saída do sebo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: