feminefisioterapia

Manchas de pele… Por que elas aparecem?

Posted on: 15/06/2011

A célula responsável pela pigmentação de nossa pele é o chamado melanócito. Ele sintetiza a melanina que é responsável pela cor da pele. Brancos, pardos e negros apresentam o mesmo número de melanócitos. O que difere a pigmentação é a liberação por parte dos melanócitos de grânulos de melanina (malanossômos) e posterior deposição no interior das células mais superficiais da pele (queratinócitos). Pessoas negras liberam melanina até a camada córnea sem ser degradada, ao contrário de brancos que a liberam nas camadas epidérmicas mais profundas, em conjunto, sendo degradados mais facilmente.

A melanina serve como uma proteção contra a radiação ultravioleta. Ela absorve os raios solares e pigmenta a pele, impedindo que a radiação altere o núcleo da célula epidérmica, o que seria muito danoso. Essa pigmentação é o que confere o efeito bronzeado, que vai desbotando se o estímulo solar é cessado, pois os queratinócitos vão sendo esfoliados naturalmente, devido ao processo constante e natural de renovação celular.

A reação que dá origem ao pigmento melanina é realizada por uma enzima chamada tirosinase. Algumas manchas podem ocorrer quando a liberação dessa enzima é estimulada com conseqüente aumento na produção de melanina. Certos fatores servem como “estímulo” para o aumento da atividade da tirosinase. Dentre eles podemos citar o fator genético, a exposição solar demasiada e sem proteção, a ação hormonal de progesterona e estrogênio seja por anticoncepcionais ou gestação, distúrbios nutricionais e alguns medicamentos fotossensíveis.

Portanto, para prevenir esse tipo de mancha devemos tentar ao máximo diminuir a exposição a esses agentes agressivos e sempre usar o filtro solar para que a melanina não pigmente em resposta à radiação ultravioleta (sol, lâmpadas, computador…).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: