feminefisioterapia

Manchas de pele… Pigmentação Pós-inflamatória

Posted on: 20/06/2011

O tipo mais comum de hiperpigmentação provavelmente é aquela que segue uma inflamação, a chamada Pigmentação Pós-inflamatória. Esse tipo de mancha acontece em áreas que sofreram queimaduras, dermatites alérgicas, dermatites crônicas, dermatite de contato, traumas, machucados, lesões de acne, picada de insetos, etc. É mais comum em pessoas com a pele escura, pois seus melanócitos são mais reativos [1,2].

A explicação mais aceita  para essas reações seria a simples reação do melanócito à lesão [1]. Um dos mecanismos seria a direta estimulação dos melanócitos pelos mediadores inflamatórios, e/ou pela proliferação celular. A produção de radicais livres ou produtos de células inflamatórias são considerados também estimuladores de melanócitos. Além disso, danos sobre as células epidérmicas estimulam a liberação de indutores endócrinos de pigmentação, como o hormônio α-estimulador melanocitário (α-MSH) [2].

 A radiação ultravioleta e os agentes fotossensíveis podem gerar hiperpigmentação por esse mesmo caminho, por serem lesivos ao organismo. Uma exposição moderada a esses agentes lesivos leva a formação das manchas escuras na pele, ao passo que quando o estímulo é prolongado e severo pode ocorrer as hipopigmentações, que são as manchas brancas denominadas acromias [1].

A melanina produzida durante um evento inflamatório pode entrar na derme (camada intermediária da pele) onde é englobada pelos macrófagos, que são células de defesa. Essas células ficam retidas na derme superior por período prolongado. Então, a pigmentação pós-inflamatória pode ser um problema de longa duração [2]. Nesse sentido, os tratamentos podem ser demorados até atingir um resultado satisfatório e os cuidados pós-tratamento são indispensáveis.

 

1LERNER e CASE, 1959.

2 ORTONNE e BISSETT, 2008.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: