feminefisioterapia

Manchas de pele… Melasma

Posted on: 29/06/2011

 

O que é

O melasma é mais um tipo de mancha adquirida decorrente de depósito de melanina. Neste caso, existe um excesso de melanina na epiderme e derme superior, associado com os macrófagos como na hiperpigmentação pós-inflamatória. Mas, ao contrário desta, não ocorre nenhum evento inflamatório.

Descobriu-se que nesse tipo de mancha ocorre um aumento da expressão do hormônio α- estimulador melanocitário (α-MSH) nos queratinócitos e superexpressão do fator célula-tronco em fibroblastos e no receptor C-kit nos melanócitos da pele envolvida.

Ocorre principalmente na face, simetricamente, em mulheres com a pele mais escura na puberdade ou não.

 

Causas

Torna-se mais proeminente com a exposição solar, visto que a radiação ultravioleta é um dos fatores de desenvolvimento de melasma. Por conseqüência disso, os melasmas pioram no verão, quando a exposição solar é maior. No entanto, qualquer exposição a radiação ultravioleta  pode desencadear a mancha, tendo em vista que essas pessoas são mais sensíveis ao UV.

Existe também o componente hormonal, provavelmente da progesterona, pois os episódios de melasma estão geralmente associados com a gravidez e o uso de anticoncepcionais.

Além disso, há o componente genético que predispõe os indivíduos ao melasma, embora as bases genéticas específicas para isso ainda não foram definidas.

 

Tratamento e prevenção

Se você está no grupo de pessoas mais suscetíveis a ter melasma prevenção é a palavra de ordem. Nesse caso, o uso domiciliar de cosméticos adequados ao seu tipo de pele com substâncias hidratantes, antioxidantes e clareadoras é bem vindo. Filtro solar tem que ser usado sempre, uma vez q o melasma torna-se mais proeminente com a exposição solar.

Se você já tem essas manchas instaladas, procurar um profissional capacitado é essencial. Ele irá escolher dentre o uso de máscaras, peelings e lasers qual será o mais adequado para você. Este profissional ainda vai poder te auxiliar na escolha do seu tratamento home care.

Visto que o melasma resulta de uma combinação de fatores genéticos, hormonais, e do sol é bom você ter em vista que ele pode ser de difícil tratamento e que os cuidados diários são fundamentais.

TUNG et al, 2000;

ORTONNE e BISSET,2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: