feminefisioterapia

Dor Lombar na Gestação

Posted on: 03/07/2011

     

      Dor nas costas é um dos problemas mais comuns de uma mulher grávida, especialmente nos meses finais da gestação. O útero aumenta, muda seu centro de gravidade, estende-se e enfraquece os músculos abdominais, mudando sua postura e colocando uma pressão sobre as costas. O peso extra que você está carregando significa mais trabalho para os seus músculos e aumento do estresse sobre as articulações, razão pela qual você pode sentir mais dor em suas costas no final do dia. Aqui estão algumas dicas para ajudar a diminuir a dor nas costas:

      Use de saltos baixos (mas não totalmente planos) e sapatos com bom apoio do arco plantar. Saltos altos inclinaam o corpo para frente e forçam seus músculos lombares.
      Faça exercícios para alongar e fortalecer os músculos das costas. Exercícios bem orientados, tornam o corpo da gestante apto a enfrentar as mudanças decorrentes da gestação aliviando consideravelmente dores e desconfortos.
      Cuide sua postura ao levantar peso. Se você precisa levantar algum objeto, agache-se, dobre os joelhos e mantenha as costas retas.
      Se você tem que ficar por um longo tempo em pé, descanse um pé sobre um banquinho ou uma caixa para tirar a tensão das suas costas.
      Sente-se em cadeiras com apoio para as costas, ou dobre um pequeno travesseiro atrás da parte inferior de suas costas.

     Infelizmente, a maioria das gestantes procura auxílio para alívio da dor lombar somente nas últimas semanas da gestação. O ideal é trabalharmos no sentido de prevenir a dor lombar, com exercícios e alongamentos especialmente adaptados para as gestantes. Por isso, procure um profissional capacitado e inicie um programa de exercícios antes que a dor se instale.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: