feminefisioterapia

Orientações para o segundo trimestre

Posted on: 11/07/2011

  • Em qualquer exercício, não passe mais de três minutos deitada de costas, pois isso pode causar compressão da veia cava e comprometimento da circulação. O ideal é deitar-se de lado. Ao repousar ou dormir prefira deitar-se sobre o lado esquerdo.
  • Sua barriga está mais volumosa e isso pode afetar seu senso de equilíbrio, por isso mova-se com suavidade e evite a pressa, particularmente quando colocar-se de pé depois de estar deitada ou sentada.
  • Ao exercitar-se, preste atenção à sua técnica e à sua postura. A qualidade do movimento é mais benéfica que a quantidade.
  • Evite exercitar-se logo depois das refeições e esvazie a bexiga antes da sessão de exercícios, assim você se sentirá mais confortável.
  • Pratique os exercícios para o assoalho pélvico todos os dias.
  • O aumento em seu ventre exigirá um apoio maior por seus músculos abdominais. Exercite seus músculos abdominais e contraia essa musculatura quando estiver caminhando e fazendo outros exercícios, desde que você não tenha nenhuma restrição médica. Músculos abdominais fortalecidos ajudam a equilibrar sua pelve e minimizam os desconfortos causados pelo aumento do útero como a dor lombar. No entanto, o fortalecimento abdominal deve ser realizado com a supervisão de um profissional capacitado que saiba qual dos músculos abdominais deve ser fortalecido primeiramente.
  • Mantenha-se bem hidratada e beba um volume adicional de líquidos após exercitar-se.
  • Se você sentir tontura ou vertigem, deite-se sobre o lado esquerdo corpo e repouse até recuperar-se.

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