feminefisioterapia

Orientações para o terceiro trimestre

Posted on: 11/07/2011

  • A cada consulta de seu pré-natal, confirme com seu médico se pode continuar praticando exercícios.
  • Ao mudar de posição, levantar-se, deitar-se, mova-se devagar e cuidadosamente.
  • Durante a realização de exercícios, preste atenção em sua técnica e postura. Tenha em mente que a qualidade do movimento é mais benéfica que a quantidade.
  • Evite exercitar-se logo após as refeições para evitar azia e indigestão.
  • Se apresentar contrações ao exercitar-se, pare se estiver desconfortável. Embora essas contrações não sejam prejudiciais, elas podem ser incômodas. Leia mais sobre elas no post “Contrações de Braxton Hicks”.
  • Faça exercícios para o assoalho pélvico todos os dias, desde que você não tenha nenhuma contra-indicação médica.
  • Preste atenção em sua postura, permaneça ereta, contraia os abdominais e não deixe os ombros encurvados para frente.
  • Alongamentos para os músculos da panturrilha são ótimos e ajudam a prevenir cãibras.
  • Evite alongamentos exagerados, com uma amplitude muito grande ou máxima, pois suas articulações estão mais instáveis devido ao aumento do hormônio relaxina. Mantenha movimentos lentos e controlados.
  • Exercícios que promovam a melhora da circulação, como as mobilizações de tornozelos e exercícios para as panturrilhas, devem ser praticados regularmente, para prevenir ou reduzir o edema, muito comum principalmente nos últimos meses de gestação.
  • A drenagem linfática é muito importante para a redução do edema, pois com seus movimentos suaves e lentos auxiliam no retorno linfático. Durante a semana, intercale sessões de exercícios com sessões de drenagem linfática.

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