feminefisioterapia

Ganho de peso na gestação

Posted on: 27/07/2011

 

Na gestação ocorre um aumento natural na água corporal total da gestante. O acréscimo de água é da ordem de 7,5 a 8,5 litros, com a incorporação aos tecidos de aproximadamente 1,5 a 1,7 litros. Os tecidos encontram-se mais hidratados na gestação.

A gestante adquire, em média, 12,5 Kg em toda a gestação. Este aumento é conferido ao útero e ao seu conteúdo (feto, placenta, líquido amniótico), ao crescimento das mamas, aumento do volume sanguíneo e do líquido extravascular, e às alterações metabólicas responsáveis pelo aumento da água celular e pela deposição de proteínas e gorduras nos tecidos maternos para compor suas reservas.

Portanto, a gestante deve ficar atenta ao seu ganho de peso para que este não seja exagerado. O ganho de peso excessivo maximiza as alterações fisiológicas da gravidez, fazendo com que a gestante se sinta mais cansada, mais propensa a dores musculares e articulares e ao desenvolvimento de incontinência urinária, de síndromes hipertensivas e do dibetes gestacional.

Verifique, durante as consultas de pré-natal, como está seu ganho de peso, para que ele seja bem distribuído durante toda a gravidez. Por isso, vale lembrar da importância não só dos exercícios físicos orientados mas também do acompanhamento nutricional no decorrer a gestação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: