feminefisioterapia

Postura e Marcha

Posted on: 27/07/2011

O centro de gravidade se desloca anteriormente em função do peso adicional ao qual a gestante está submetida (útero, feto, anexos e mamas). De forma compensatória, a grávida altera sua postura para corrigir seu eixo corporal, assumindo progressivo aumento da lordose lombar e ampliando sua base de sustentação, com aparecimento de uma marcha típica – andar oscilante, passos curtos e lentos, base de sustentação alargada – marcha anseriana.

Durante a gravidez ocorrem também modificações do sistema articular, representadas pelo relaxamento dos ligamentos. Esta frouxidão acomete todas as articulações do organismo materno. No entanto, nota-se maior mobilidade das articulações sacro-ilíacas, sacro-coccígeas e do pubi. O relaxamento articular contribui para as alterações da postura materna, que desencadeiam lombalgias, sobretudo na gravidez avançada.

Ao final do período gestacional, este desconforto se acentua, podendo surgir dor na região cervical, causada pela flexão mantida do pescoço. Além disso, os nervos ulnar e mediano, eventualmente, podem sofrer pequenas trações ocasionadas por um deslocamento posterior da cintura escapular, produzindo assim desconforto e dormência nos membros superiores.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: