feminefisioterapia

Passo a passo: cuidados domiciliares com a pele

Posted on: 04/08/2011

Pele bonita e saudável nem sempre é algo que ocorre naturalmente. Frequentemente são necessários alguns cuidados básicos para você sentir-se linda mesmo sem uma camada de maquiagem. O primeiro passo é identificar seu tipo de pele e depois escolher os produtos corretos.

Abaixo seguem alguns passos para você seguir diariamente.

1° HIGIENIZAÇÃO

A higienização retira as impurezas da pele, remove as chamadas células mortas e elimina as secreções sebáceas, resultando em uma diminuição da barreira que impede a penetração de cosméticos. Os cosméticos de higienização são produtos que não devem penetrar na pele, nem ser absorvidos por ela, pois a função é eliminar da superfície epidérmica toda substância contaminante. Para isso, o pH desses cosméticos é mais básico/alcalino.

Se você usa maquiagem, o primeiro passo é utilizar um demaquilante para retirar os resíduos mais pesados. Ele pode ser em forma de loção, óleo, gel, creme ou leite de limpeza.

A higienização se completa com a aplicação de um sabonete específico facial, líquido ou sólido. Você pode optar por sabonetes para peles secas, oleosas ou mistas, ou por aqueles com pequenas porcentagens de ácidos,  de acordo com orientação de um profissional de sua confiança. Lembre-se que a água para enxaguar deve ser sempre fria.

2° TONIFICAÇÃO

A tonificação remove os resíduos dos produtos utilizados para a higienização, reequilibra o pH da pele ao fisiológico e deixa sua pele pronta para receber ativos hidratantes. Para isso, o seu pH tende tende ao ácido, para que a pele retorne ao pH natural de 5,5 a 6.

Em uma pele seca ou mista pode-se optar por um tônico. Conforme aumenta a oleosidade, escolha um adstringente e em casos de extrema olesidade e acne, um tônico-adstringente.

Qualquer um deles é em solução liqúida. Logo, é preciso apenas umedecer um algodão e aplicar em sua pele com movimento suaves, não aplicando na região dos olhos.

3°HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO

A hidratação ajuda a pele a reter água bem como evita a perda da sua umidade para o meio externo. A nutrição ocorre através de ativos que levam nutrientes à pele a fim de promover a regeneração, a conservação e a proteção, prevenindo o envelhecimento cutâneo.

Primeiramente é necessário escolher o veículo do hidratante. Peles secas respondem bem a formulações em creme. Já peles mais oleosas, se beneficiam de hidratantes em veículo gel-creme e oil-free. Os séruns são muito utilizados nas peles oleosas pela maior absorção.

Um cosmético é bom quando você sente a pele mais macia e suave.

4°PROTEÇÃO SOLAR

O filtro solar protege a sua pele das agressões da radiação ultravioleta, que são as principais desencadeadoras de manchas. A produção natural de sebo e suor pelas glândulas sebáceas e sudoríparas vai dissipando esse filtro. Devido a isso, atente para a reposição se possível de 3 em 3 horas, mesmo que o dia esteja nublado

Aplique-o uniformemente após o hidratante ser absorvido, espalhando até sumir na pele.

Os cuidados não se restringem apenas à face, eles abrangem pescoço e colo também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: