feminefisioterapia

A audição do seu bebê antes dele nascer

Posted on: 05/08/2011

Em uma monografia de conclusão de curso de Especialização em Audiologia Clínica (CEFAC), encontramos algumas informações sobre a audição do seu bebê quando ele ainda está na sua barriga. Esses conhecimentos foram obtidos a partir de uma revisão de literatura e como diz a autora “são importantes, pois a comunicação é um dos grandes laços afetivos entre pais e filhos”.

 O feto alcança a maturação das vias auditivas a partir do quinto mês de gestação e termina o desenvolvimento durante o primeiro ano de vida. Sendo assim, se torna importante estimular o seu bebê desde então, pois a audição traz importantes informações para o seu desenvolvimento.

 Mas como ele pode ouvir? Os sons penetram através do corpo da mãe e alcançam o seu bebê através dos fluidos. Por isso que dizem que é saudável você conversar com seu bebê e até colocar músicas agradáveis para ele ouvir, além de freqüentar ambientes agradáveis e não barulhentos, pois os fetos reagem aos sons. Respondem aos sons desagradáveis com sobressaltos, rotação da cabeça e do tronco e até aumento da freqüência cardíaca e aos sons agradáveis se voltando em direção ao ruído com movimentos suaves e rítmicos. Mostrou-se que ruídos excessivos são relacionados com redução no peso do feto e com uma possível perda auditiva.

O que eles ouvem? Desde o fluxo sanguíneo nos grandes vasos da mãe, as batidas de seu coração e seu movimento intestinal até Nona Sinfonia de Beethoven ou o barulho de uma rua movimentada. A voz branda tanto da mãe quanto a do pai são como música para o seu filho.

Os bebês apresentam uma memória auditiva. Isso é indispensável para a criação pré-natal do vinculo mãe-bebê. Por isso que, quando nasce, ele gira a cabeça para o lado em que está sua mãe falando. O recém-nascido traz consigo uma memória auditiva de pelo menos quatro meses.  Portanto, canções escutadas durante a gestação que trazem boas sensações poderiam acalmar os bebês.

Clique aqui para ler a Monografia : O Feto como Ser Ouvinte na íntegra.

DICA!!!

O CD Mozart for mother and baby traz uma seleção prazerosa para você e seu filho curtirem momentos juntos desde antes de nascimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: