feminefisioterapia

Diabetes Mellitus Gestacional

Posted on: 08/08/2011

Diabetes Mellitus é uma condição em que ocorrem níveis elevados de glicose no sangue. A glicose é um açúcar, principal fonte de energia do nosso organismo. Níveis de glicose elevada no nosso sangue, podem causar problemas de saúde. Esta condição pode estar presente desde antes da gestação, quando então é chamado Diabetes Mellitus pré-gestacional.

Quando a alteração na glicose é detectada pela primeira vez durante a gestação ela é chamada Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). Ambos os tipos de diabetes necessitam de cuidados especiais durante a gravidez.

O diabetes é causado por um problema com a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para as células onde ela pode ser transformada e utilizada como fonte de energia. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou não responde adequadamente ao hormônio, a glicose não pode entrar nas células e fica no sangue. Altos níveis de glicose no sangue são chamados de hiperglicemia.

Durante a gestação, após uma alimentação com carboidratos, ocorre um aumento na resistência ao hormônio insulina, fazendo com que a glicose (resultante da alimentação rica em carboidratos) fique disponível no sangue para ser transportada para o feto.

 Portanto, durante a gravidez, as células maternas utilizam menor quantidade de glicose, deixando-a livre no sangue de modo que fique disponível como fonte de energia para o feto. Assim, o organismo materno se adapta, reduzindo a utilização periférica de glicose para fornecê-la de maneira continuada para o feto. Isso ocorre normalmente durante a gestação. Aos poucos o organismo materno responde a essas alterações com um aumento de insulina (Hiperinsulinemia) para compensar o aumento da glicemia. Porém, o organismo de algumas mulheres não consegue fazer as compensações necessárias e elas apresentarão Diabetes Mellitus Gestacional.

Por isso, em sua gestação cuide-se! Faça exercícios, desde que você não tenha nenhuma restrição, pois eles ajudam a manter os níveis de glicose normais. Além disso, tenha uma alimentação saudável. Seu bebê depende do alimento que você come para crescer e se nutrir. A dieta é ainda mais importante se você tem diabetes.

Fontes: Obstetrícia, Rezende, 2004.

Uptodate.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: