feminefisioterapia

A importância da amamentação

Posted on: 15/08/2011

 

Ao amamentar seu bebê, além nutri-lo e fornecer a ele os anticorpos necessários para compor suas defesas, você estará também favorecendo o correto desenvolvimento de todas as estruturas bucais dele como lábios, bochechas, ossos e músculos da face.

Entenda o porquê

Durante a amamentação, o bebê suga o seio da mãe, e esse ato de sugar age positivamente no correto crescimento e desenvolvimento dos ossos e músculos da face e do crânio. Portanto, é o esforço que a criança realiza para a obtenção do alimento que permite um intenso trabalho muscular e, assim, o exercício das estruturas bucais, favorecendo, posteriormente, funções como mastigação, deglutição, respiração e fala além de evitar alterações na musculatura orofacial e na postura de repouso dos lábios e língua. Isso ocorre porque a sucção do seio materno estimula um número maior de músculos e uma atividade muscular correta o que não ocorre com o uso da mamadeira.

Além disso, as crianças amamentadas ao peito tendem a não desenvolver hábitos bucais incorretos, como chupar o dedo, chupetas ou outros objetos, já as crianças que não são amamentadas tendem a introduzir o dedo na boca, pois necessitam exercitar a musculatura perioral.

Outra importante função estimulada pelo aleitamento materno é a respiração nasal, pois ao sugar a mama, os lábios do bebê precisam estar fechados, a linguinha bem posicionada e ele precisa manter uma respiração nasal, o que permite a automatização do padrão correto para deglutir e respirar.

Fonte: Bervian,J.; Fontana,M.; e Caus, B. Relação entre amamentação, desenvolvimento motor bucal e hábitos bucais – revisão de literatura. RFO, maio/agosto 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: