feminefisioterapia

Ferro, Ácido Fólico, Outras Vitaminas e Cálcio

Posted on: 18/08/2011

Com raras exceções, as necessidades de todos os componentes essenciais à nutrição estão aumentados durante a gravidez. Alguns desses elementos, devido à sua importância, merecem destaque.

O ferro é o único nutriente cujas necessidades na gravidez não podem ser supridas de forma satisfatória apenas pela dieta. Se o ferro não for reposto, praticamente todas as gestantes terão esgotamento de suas reservas e grande parte desenvolverá anemia ferropriva, que é a anemia mais freqüente em grávidas. Além disso, o esgotamento de ferro pode levar a alterações imunológicas, alterações no metabolismo dos hormônios tireoideanos, na função dos músculos, aumento do parto prematuro, crescimento intra-uterino retardado e morte materna.

Durante a gravidez ocorre também uma queda dos níveis de ácido fólico, porém raramente uma anemia se instala. Mesmo assim, a reposição desta vitamina é recomendada, pois sua deficiência está comprovadamente associada a defeitos do tubo neural, como espinha bífida, anencefalia e onfalocele (defeito na parede abdominal).

A suplementação de vitamina B, principalmente a B6 e a B12 é recomendada. Parece que a vitamina B também possui importante papel na formação do tubo neural.

A demanda de cálcio aumenta cerca de 50% durante a gravidez devido à mineralização do esqueleto fetal. Sendo assim, é importante a ingesta de alimentos ricos em cálcio (leite principalmente).

Consulte seu obstetra para saber como deve ser feita a sua suplemtentação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: