feminefisioterapia

Nutrição na Gestação

Posted on: 18/08/2011

Uma avaliação antropométrica é necessária durante o pré-natal. O método rápido e simples que fornece esta avaliação é o índice de massa corpórea (IMC), obtido dividindo-se o peso pré-gestacional (em kg) pelo quadrado da altura (em m²). Um valor acima de 25 significa obesidade; entre 20 e 25, a gestante é considerada normal (eutrófica) e, abaixo de 20, desnutrida.

A desnutrição materna não parece aumentar o risco de morte do bebê após o nascimento e nem de déficit intelectual. No entanto, há uma maior tendência a nascerem bebês de baixo peso. As obesas tem maior risco de terem bebês grandes.

Para as grávidas eutróficas, espera-se um ganho ponderal em torno de 9-13kg até o nascimento (300-400g/semana). Para obesas moderadas (IMC<28) o ganho ponderal deve ser de 7kg e, para as desnutridas, de 9-13kg somado à diferença de peso necessária para tornarem-se eutróficas.

As necessidades calóricas estão aumentadas em cerca de 10% (2500Kcal/dia durante a gravidez e 2600Kcal/dia durante a lactação). Então, meninas, nada de comer por dois!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: