feminefisioterapia

Fisioterapia em Oncologia

Posted on: 06/09/2011

 

Atualmente, observa-se a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na atenção ao câncer. A integração de várias especialidades determina melhores resultados, intercedendo positivamente na qualidade de vida dessa população após o tratamento e favorecendo o seu retorno às atividades físicas, sociais e profissionais.

A fisioterapia desempenha um papel muito importante no quadro das profissões que atendem aos pacientes portadores de câncer. Após a cirurgia, esses pacientes apresentam alterações importantes em nível anatômico, dependente da extensão e localização da massa tumoral, alterações fisiológicas e até mesmo funcionais que podem vir acompanhadas de dores, alterações respiratórias e na forma física e mudança de esquema corporal.

Baseada nessas alterações, a reabilitação é primordial por permitir uma recuperação adequada através da prevenção e tratamento de possíveis sequelas do processo cirúrgico, favorecendo o retorno às atividades de vida diária, e melhor qualidade de vida. A fisioterapia é uma importante aliada em cada uma das fases de tratamento, sendo necessário conhecer e identificar as necessidades do paciente, os sintomas e suas causas, e o impacto do tratamento nas atividades de vida diária.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: