feminefisioterapia

Qual o Intervalo Entre as Mamadas?

Posted on: 28/09/2011

Regra geral: de acordo com a necessidade da criança (sinais de fome) ou da mãe (peitos cheios).

O recém nascido precisa ser amamentado frequentemente nos primeiros dias. Na prática, isto significa dez a 12 vezes em 24 horas. Do segundo ao sétimo dia, o intervalo entre as mamadas pode variar de uma a três horas.

Por vários motivos, ligados às circunstâncias perinatais, alguns recém nascidos nos primeiros dias são exageradamente dorminhocos. Nesse caso, se ele estiver dormindo muito, por mais de três horas, é melhor acordá-lo para mamar (despir o bebê, deixando-o só de fralda; colocá-lo sentado, em posição de alerta; fazer massagem suave nos pés, cobri-lo com uma manta e colocar no peito para mamar). Após o período neonatal, se o peso estiver ascendente, não é necessário acordá-lo.

Cada criança tem seu ritmo próprio, que deve ser respeitado. Quem faz o horário é a criança, não é o relógio. O controle deve ser feito pelo exame do bebê: atividade, vivacidade, turgor firme e pelo aumento de peso e ganho em comprimento.

OBS: Me empolguei com o livro “Aleitamento Materno, de José Dias Rego, por isso todos esses posts (e ainda tem mais!) sobre amamentação! =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: