feminefisioterapia

A relação entre acne e alimentação

Posted on: 06/10/2011

Sempre existe alguém que relaciona o aparecimento de uma “espinha”  a uma fritura ou um chocolate. No entanto, a interferência entre a alimentação e o aparecimento ou gravidade da acne ainda é um tema controverso para os pesquisadores. 

Três estudos, não randomizados, baseados em questionários, verificaram uma relação entre a presença de acne e a ingesta de leite. Um desses estudos refere que os hormônios naturais do leite e as moléculas bioativas seriam os responsáveis da exacerbação do quadro.

Outra pesquisa sugere que o Fator de Crescimento Tipo Insulina (IGF, um hormônio análogo a proinsulina) contribui para o desenvolvimento de acne. O consumo de leite estaria realcionado com altos níveis séricos de IGF. O IGF também é aumentado pela ingestão de alta carga glicêmica, sendo essa mais uma ligação da alimentação com a acne. Este tratou-se de um estudo randomizado em 43 homens, porém , os participantes que tinham uma dieta com menor nível glicêmico também perderam peso. Ou seja, não se concluiu se a menor incidência de acne era devido à composição da dieta ou a alterações de peso. 

Não há evidências que a ingestão de certos alimentos como chocolate, estão associados ao aumento ou severidade da acne. Também são necessários mais estudos para determinar os efeitos  favoráveis de suplementos como zinco, ômega 3, antioxidantes, vitamina A e fibras.

Mesmo os estudos não sendo muito conclusivos, cuidar da alimentação sempre é bom para ter uma pele mais saudável!!!

THIBOUTOT D, ZAENGLEIN A. Pathogenesis, clinical manifestations, and diagnosis of acne vulgaris.

Fonte: www.uptodate.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: