feminefisioterapia

Técnica de Amamentação I

Posted on: 07/12/2011

A seguir, uma série de posts sobre a técnica de amamentação (eu dividi o texto em várias partes pra não ficar muito extenso de ler aqui!). Os textos foram tirados de um livro bem legal e prático:  “O Livro de Estímulo à Amamentação”, de Adolfo Paulo Bicalho Lana.

Colocar o bebê para mamar é muito simples se a mãe sabe como fazê-lo. A melhor forma de amamentar é aquela em que a mãe consegue, mais tranquilamente e da maneira mais cômoda para os dois, oferecer o seu leite para o filho. As roupas tanto da mãe quanto do bebê devem ser adequadas, não devendo restringir os movimentos. As mamas devem estar completamente expostas. O bebê não deve estar enrolado, e sim vestido de tal forma que os braços fiquem livres. O braço inferior do bebê deve estar posicionado ao redor da cintura da mãe, de maneira que não fique entre o corpo do bebê e a mãe.

Posicionamento do bebê ao seio

Sinais de boa postura corporal Sinais de má postura corporal
 

Mãe relaxada e confortável

Bebê próximo, de frente para o seio

Cabeça e corpo do bebê em linha reta

Queixo do bebê tocando o seio

Nádegas do bebê apoiadas

Mãe segura o seio em forma de “C”

Barriga encostada na barriga da mãe

 

Ombros tensos, deita sobre o bebê

Bebê longe da mãe

Pescoço do bebê torcido

Queixo do bebê não toca o seio

Só ombro ou cabeça apoiada

Mãe segura o seio em forma de tesoura

Barriga do bebê não encosta na barriga da mãe

 

            Sugar é instintivo. Ordenhar a mama com eficiência é uma técnica, muito simples, mas uma técnica. Consiste basicamente em fazer o bebê abocanhar a maior parte da aréola, e não apenas o mamilo, e posicionar adequadamente o bebê ao seio.

Nas duas fotos o queixo do bebê não toca o seio. Na primeira foto, o corpo do bebê não está virado e nem tem contato com a mãe. Os ombros da mãe estão tensos e as costas mal apoiadas. Postura incorreta da mãe e do bebê.

A mãe deve sustentar o seio com quatro dedos por baixo da mama e o polegar por cima, formando um “C”. Os dedos não devem ser colocados em forma de tesoura, pois afastam o seio da boca do bebê, levando à pega só do mamilo.

Na primeira foto a mãe está segurando a mama incorretamente: em “tesoura”. Na segunda foto a mãe está segurando a mama de forma correta: em “C”.

 

 

1 Response to "Técnica de Amamentação I"

[…] é um ato de amor e doação. Requer aprendizado e paciência. Quando feito corretamente, não deve causar dor ou desconforto para a mãe. Caso isso ocorra, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: