feminefisioterapia

Por que tenho celulite?

Posted on: 11/04/2012

 

As mulheres questionam-se sobre isso com muita frequência. Por mais que o inverno esteja se aproximando, os cuidados da estação do calor devem continuar! Alimentação saudável, exercício físico, evitar roupas justas e claro… um tratamento estético sempre vai bem quando o assunto é esse.

Nós, mulheres, somos portadoras de um hormônio poderoso, o estrogênio. Ele é o responsável por muitas funções importantes do nosso organismo. Ele influencia também as formas femininas, fazendo com que os acúmulos adiposos sejam, em maior quantidade, em glúteos e coxas.  Mulheres que apresentam quadris mais largos são chamadas de ginóides, por apresentarem uma maior taxa de hormônio feminino (estrogênio), e, por consequência, são essas que sofrem mais com o depósito de gordura nessa região.

Gordura X Celulite

Cada indivíduo tem um número “X” de células de gordura (adipócitos), que incham e acumulam gordura quando engordamos e murcham quando emagrecemos. Essas células não somem, não rompem, não se degradam, a menos que você tenha feito uma cirurgia plástica ou um procedimento chamado ultracavitação!

Quando os adipócitos encontram-se muito cheios, eles acabam por prejudicar a circulação local. A região atingida não consegue receber os nutrientes dos capilares, expelir os restos metabólicos via sistema venoso e muito menos fazer a drenagem linfática fisiológica por si só, pois os linfáticos são muito mais frágeis que os capilares arteriais e venosos.

A celulite forma-se a partir de todo esse colapso circulatório. O organismo começa a acumular toxinas, água, lipídeos no espaço entre as células e a substância fundamental amorfa (em que as células estão inseridas) se geleifica e fibrosa, tracionando a pele e fazendo os famosos furinhos.

 

Mas como as mulheres magras têm celulite também?

O problema da celulite está no déficit circulatório. Meninas magras também tem estrogênio na corrente sanguínea, o que resulta em acúmulo de gordura na região das pernas. Além disso, qualquer coisa que prejudique a circulação como o uso de roupa muito apertada, dieta hipercalórica com muito sódio e o sedentarismo influenciam na retenção hídrica e na formação da celulite.

Os tratamentos para celulite são muitos. Cabe ao terapeuta responsável, após uma avaliação minuciosa, decidir qual é o mais indicado.

Mas lembre-se que além do tratamento estético você precisa ter bons hábitos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: