feminefisioterapia

Telangiectasias e Varicosidades na Gestação

Posted on: 09/11/2011

O estrogênio, juntamente com outros fatores, também é responsável por alterações no sistema circulatório. Ocorre distensão de vasos e capilares, instabilidade vascular e proliferação de novos vasos sanguíneos.

A telangiectasias são veias da camada dérmica (camada média)  da pele que se encontram dilatadas. Ao pressionar a área central de uma dessas lesões, a lesão inteira irá clarear. Aparecem do segundo ao quinto mês de gestação como lesões vermelhas em face, braços e pernas.

As varicosidades são veias mais calibrosas que se encontram dilatas, alongadas e toruosas. Pode ocorrer em veias de 3 milímetros ou com maiores calibres, tornando-se varizes. Durante a gestação elas podem ocorrer nas pernas (safena), na vulva e hemorróidas, devido ao aumento do volume de sangue e pressão venosa nas veias femoral e pélvica pelo aumento do útero. Se você tem familiares seus com esse problema ou você mesma já o apresenta, existe uma maior chance que se desenvolvam na gestação.

Nas pernas ocorrem de acordo com as figuras abaixo:

Na vulva  ocorre a distensão venosa no vestíbulo e na vagina. Nesses casos as varicosidades podem aparecer como “ um saco de minhocas” no lábio alargado.

As hemorróidas são comuns no último trimestre da gestação e imediatamente no pós-parto.

 

PREVENÇÃO!

A prevenção não retira todos os riscos de não aparecerem telangiectasias e vAricosidades, mas pode diminuir as chances. Ai vão algumas dicas:

 

TRATAMENTO

O tratamento pode ser realizado após o nascimento do seu bebê.

Quando as alterações permanecem nas pernas o tratamento médico deve ser realizado depois de 3 ou 6 meses e normamente inclui sessões de escleroterapia ou procedimento cirurgicos. 

As varicosidades vulvares são de difícil tratamento.  Normalmente elas regridem ou, ao menos, diminuem no pós parto. Durante a gravidez, o tratamento conservador é através do suporte e da compressão vulvar, além de evitar a posição em pé por muito tempo.

 O tratamento de hemorróidas é médico. Você deve procurá-lo se não houver a regressão após o puerpério.

 

POMERANZ MK. The skin, hair, nails and mucous membranes during pregnancy. 2011.

ALGUIRE PT, SCOVELL S. Overview and management of lower extremity chronic venous disease. 2011.

www.uptodate.com

Deixe um comentário